segunda-feira, 23 de novembro de 2009

JEQUIÉ CLAMA POR SITUAÇÕES HUMANIZADORAS...



"O Rio das Contas é tratado como se fosse um imenso depósito de lixo, onde são despejados esgotos domésticos e industriais, entulhos e animais mortos".
Em Jequié, lastima-se o não- cumprimento, pelo Poder Executivo, do Plano Diretor do Município em múltiplos e variados aspectos, em especial, daqueles que tratam da humanização da cidade.

Há necessidades urgentes e inadiáveis:
• Criação de um cinturão verde no entorno da cidade, não sem razão, denominada de "Cidade-sol";
• Plantação de árvores adultas, em especial, nas vias de circulação populacional ampla;
• Drenagem profunda e limpeza dos Rios Jequiezinho e das Contas;
• Planejamento e execução de obras para desvio dos esgotos sanitários e águas pluviais do leito do Rio Jequiezinho, principal poluidor do Rio das Contas;
• Incremento às ações de saneamento básico - com tratamento de água e de esgoto onde ainda não existam;
• Implementação de ações de seleção e reciclagem do lixo;
• Criação e implementação de projetos para aproveitamento da energia solar, abundante na região;
• Revisão cuidadosa das vias públicas – calçamento adequado e conservação dos que já existem;
• Fiscalização e aplicação das leis às ações predatórias da EMBASA (escavações sem reposição adequada, nas vias públicas);
• Implementação de plano de ação educativa para o trânsito com a devida regulamentação das áreas de estacionamento no centro da cidade;
• Geração de trabalho e emprego, através do incentivo ao comércio e às microindústrias - preferentemente explorados pelos próprios habitantes do município.

"[...] o grande aporte de poluição nas águas do Rio das Contas, na cidade de Jequié, pode ser atribuído ao recebimento das águas do Rio Jequiezinho, o qual drena boa parte dos esgotos sanitários e águas pluviais da cidade".


                                            Nova Praça Rui Barbosa, na Cidade-sol
"Um caso à parte, a Praça Rui Barbosa, hoje muito frequentada por uma boa parte da população, necessita de uma reforma, urgentíssima, e, em especial, de seu piso; é preciso agilizar uma ação contra a empresa que a construiu (e deixou graves defeitos) e priorizar a instalação de um piso decente, em pedra fria. Além disso, há necessidade de ampliar os bancos de jardim, de investir em transplantes de árvores adultas e criar áreas específicas de recreação para crianças de até 8 anos".

2 comentários:

  1. Ê Jequié véa "martratada"!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá .. Jequié precisa de gestores ambientais p cuidar da cidade em geral q sta totalmente acabada ...n de pessoas sem estrutura nenhuma p exercer tal cargo. Concordo totalmente com o q voce citou como o rio e a praça ... precisam mesmo com urgencia de açoes já... e acima de tudo precisamos conscientizar a populaçao para a preservaçao do meio ambiente.
    GALERA ACORDA JEQUIÉ JA STA ACABADA ... OS POLITICOS SO INVESTEM EM SEU PROPRIO BOLSO ...MAS ALEM DE TUDO TEMOS Q FAZER A NOSSA PARTE ... CONCERTEZA JA AJUDARA E MTO.
    O PLANETA PEDE SOCORRO ACORDEM!

    ResponderExcluir