quarta-feira, 18 de novembro de 2009

UNERC



 Campus da UESB de Jequié, in: arymoura.wordpress.com/2009/05/19/
O município de Jequié lidera uma ampla discussão em torno do desmembramento do campus da UESB de Jequié dos campi de Vitória da Conquista e Itapetinga: reivindica a criação de uma nova universidade estadual a partir da estrutura existente. O meio acadêmico, em especial, se mobiliza em torno de debates e das estratégias de viabilização do pleito.
A Câmara de Vereadores de Jequié já idealizou e, está a organizar a realização de um grande ato público, no dia 26 de novembro, para demonstrar o interesse da região pela criação de uma nova Autarquia estadual. A classe política, setores organizados da sociedade local e regional estão sendo convocados para debaterem e apoiarem o movimento.

Nessa noite de quarta-feira, dia 18, enquanto o Conselho Comunitário de Jequié [que entregou o documento propondo a criação da Universidade Estadual do Rio das Contas, ao governador Jaques Wagner] reunia-se, com seus componentes, para discutir o assunto, no auditório da Associação Comercial e Industrial-ACIJ, simultaneamente,  nas dependências do Ginásio de Esportes da Uesb, o Reitor Abel Rebouças, o vice-Reitor Ruy Macedo, professores e alunos também debatiam a proposta, ampliando as discussões e esclarecendo questionamentos acerca de criação da nova instituição pública estadual de ensino superior.

Fonte: http://www.jequiereporter.com.br/blog/

Um comentário:

  1. UESB...UNERC...

    Estamos vivendo um momento político singular em nossa UESB. E esse debate está apenas começando.E que bom que partimos para o debate! Porque até a pouco menos de um mês(antes do movimento estudantil se posicionar), a discussão sobre o desmembramento do campus da UESB de Jequié de todo o "resto" da UESB se limitou às quatro paredes de algum gabinete Jequié a dentro.Postura muito comum em uma cultura que nega o diálogo, o debate, a democracia.Talvez uma herança dos tempos coloniais, quem sabe? O fato é que ainda trazemos esse ranço colonial nefasto em nossa cultura política.O historiador Sérgio Buarque de Hollanda afirmava que a democracia em nosso país sempre foi um lamentável engano, que esta favorecia apenas a aristocracia semi-feudal aqui instalada, que a transplantou do velho mundo acomodando-a na vida colonial ao seu bel-prazer.De fato, o renomado historiador tinha razão! Até hoje, poucos sabem o real significado dessa palavra.Que o diga o parte do grupo articulador da "nova universidade" em Jequié.Este lançou mão de todos os artifícios(inclusive da mídia burguesa local) para a manipulação da opinião pública, que se mostra favorável à criação de uma "nova universidade", acreditando ser mais uma a agregar-se ao conjunto de instituições de ensino superior na cidade-sol.Mal sabe a comunidade externa que a "nova universidade" trata-se da UESB, universidade pública que lhes pertence e que está sendo palco de uma desavergonhada manobra político-partidária, uma briga declarada de gente viciada no poder, onde até os deputados-coronéis da cidade palpitam sobre o futuro da instituição.Pobre Jequié!
    Não sabemos qual será o futuro de nossa UESB nas mãos desse grupinho. Uma coisa porém é certa, vamos lutar até o fim para que ela seja, de fato, uma universidade pública( no real sentido da expressão res-pública), democrática e de qualidade.E se em seu lugar surgir a desconhecida e monopolizada UNERC, a história vai dizer que um dia houve quem lutasse contra essa arbitrariedade.



    Profª. Elenice Silva Ferreira
    Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
    Campus de Jequié

    ResponderExcluir