quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

RESPEITO AO PEDESTRE NA FAIXA



A Lei de respeito à faixa para o pedestre, sintonizada com os princípios de civilidade humana, dificilmente é levada em conta em nosso país. Na realidade, não se trata de respeitar a faixa para o pedestre, mas de respeitar o pedestre na faixa!

Em Jequié, então, a Lei do Código Nacional de Trânsito, nos seus artigos 70 e 71, ainda é praticamente ignorada, pois as  faixas de pedestres, sem semáforo, dificilmente são observadas pelos condutores de veículos e motociclistas. O estranho, por aqui, é quando algum, mais consciente, pára: a regra comum  é vê-los investir seus meios de transporte contra os pedestres, que se veem forçados a verdadeiros malabarismos a fim de se livrarem de atropelamentos (isso quando não são agredidos, verbalmente, pelos condutores de veículos e motos).


Imagem: http://blig.ig.com.br/freeride/files/2008/04/avancando_a_faixa.jpg
"É notório e flagrante como a maioria finge desconhecer  os direitos fundamentais dos cidadãos que andam pelas vias públicas: grande parte dos citados condutores parecem desconhecer a regra de  parar, assim que alguém ponha os pés na faixa". 
Entre nós, parece haver uma necessidade de instrui-los nesse sentido de civilidade: e, se esse aprendizado de respeito e preservação à vida precisar passar pelo bolso, que se processe...


No entanto, a diretoria de trânsito desta cidade parece querer ignorar as suas tarefas básicas, parece nem existir, diante do caos instalado nas ruas... Por exemplo: é urgente e notória a necessidade de ampliação do número de faixas, de avivamento das pinturas das faixas já existentes, da presença de guardas de trânsito nos locais mais transitados.

Ao mesmo tempo, há a premência de um investimento numa campanha maciça  - orientando, fiscalizando e aplicando multas aos que infrigirem as regras. Esta campanha precisa acontecer e deverá estender-se  à própria população de pedestres conscientizando-a, diuturnamente, da importância de só realizar  a travessia nas faixas (restauradas e ampliadas, naturalmente!).

Um ponto importante: a imprensa de Jequié - em especial as Rádios AM e FM que têm um enorme alcance popular e, até por isso, um papel relevante na sociedade - devem entrar fortemente nesta campanha de educação de motoristas, motociclicistas e pedestres.  Um bom começo deveria ser a conclamação maciça dos órgãos públicos à sua responsabilidade e cumprimento de tão importante tarefa: o respeito à vida!

Estão esperando o quê, ainda? A emergência,afinal, há muito está instalada...


Imagem: 2.bp.blogspot.com/.../s320/faixa_pedestre.jpg

Um comentário:

  1. mãe,
    Faixa de pedestre eu só lembro de você, rsss... Bom alerta! Beijos!

    ResponderExcluir