sábado, 16 de janeiro de 2010

DRA ZILDA ARNS E A MULTIMISTURA

A chamada farinha múltipla ou farinha multimistura foi criada pela nutricionista Clara Takaki Brandão. Trata-se de um composto largamente utilizado como suplemento alimentar para o combate à mortalidade infantil; foi adotada pela Pastoral da Criança e se tornou importante não só no Brasil como em outros países pobres para garantir a sobrevivência de milhões de crianças. A médica pediatra Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança e do Idoso, foi muito importante na divulgação para que isso acontecesse.

    Dra. Zilda Arns. Foto: www.clickpb.com.br/artigo.php?id=200908211241...
 Geralmente composta por farelos (de arroz, de trigo e/ou de milho), sementes (de abóbora, melancia e/ou gergelim), pó de folhas verde-escuras (de aipim, de batata doce e de abóbora) e cascas de ovos, apresenta variações regionais em termos quantitativos e qualitativos da formulação. Foi esta fórmula que, nas últimas três décadas, revolucionou o trabalho da Pastoral da Criança, reduzindo as taxas de mortalidade infantil no País e ajudando o Brasil a cumprir as Metas do Milênio.

À farinha múltipla é atribuído valor como suplemento/complemento alimentar por conta do teor e variedade dos nutrientes que possui, vindo a sua utilização, por esse motivo, sendo preconizada para recuperação/reequilibrio nutricional. Essas qualidades, aliadas ao seu baixo custo e simplicidade de preparação têm sensibilizado diversas instituições sociais para a utilização desta multimistura no combate à desnutrição, principalmente infantil e outros quadros de carências relacionadas à alimentação.

                                         www.emdiacomacidadania.com.br/blog/
Os compostos da multimistura têm até 20 vezes mais ferro e vitaminas C e B1 em relação à comida que se distribui nas merendas escolares de municípios que optaram por comprar produtos industrializados. Sem contar a economia: "Fica até 121% mais caro dar o lanche de marca", compara a nutricionista Clara Takaki Brandão.
 Ingredientes
  • farelo de arroz;
  • farelo de trigo;
  • folhas verdes escuras (de mandioca, de batata-doce, de abóbora ou de chuchu);
  • sementes (de girassol, de gergelim, de abóbora, melancia ou melão. Na sua ausência poderão ser utilizados amendoim, caroços de jaca e castanhas da região).
  • Cascas de ovos (torradas e moídas).
Preparo prévio dos ingredientes
O farelo de arroz deverá ser peneirado e tostado até ao ponto de cheiro de amendoim torrado. Se tostar demais, apresentará sabor amargo. O farelo de trigo, caso seja muito grosso, deverá ser novamente moído e peneirado, antes de ser tostado. As folhas verdes escuras devem ser lavadas e secas à sombra em tempo seco, ou em estufa ou forno ventilado, em tempo chuvoso. As folhas mais suculentas exigem cuidados especiais para a sua secagem. Após secas, devem ser trituradas em liquidificador ou em pilão, e peneiradas. As sementes e as cascas de ovos devem ser cuidadosamente lavadas, secas, tostadas, moídas e peneiradas.

Preparo da multimistura
  • 3 medidas de farelo de arroz;
  • 3 medidas de farelo de trigo;
  • ½ medida de sementes de gergelim;
  • ½ medida de sementes de girassol;
  • ½ medida de sementes de abóbora, melancia e melão misturadas;
  • ½ medida de folhas de abóbora;
  • ½ medida de folhas de batata-doce;
  • cascas de ovos torradas e moídas. 
Modo de usar
Recomenda-se a utilização de uma a duas colheres de farinha múltipla polvilhadas em cada refeição, durante o dia. Além disso, a farinha múltipla é considerada ideal para revitalizar a massa de farinha branca (como por exemplo, a de trigo) nas demais receitas culinárias (em pães, tortas, bolos, farofas, suflês, omeletes) e ainda com iogurtes, leite, feijão, arroz, sopas e outras. Nessas receitas, sugere-se o acréscimo de uma colher de farinha múltipla para cada xícara de arroz, farinha de trigo ou fubá.

2 comentários:

  1. Olá Jussara,
    tudo bem?
    Você possui o contato da nutricionista Clara Takaki Brandão? Estou fazendo um projeto sobre a multimistura para uma universidade na Espanha.
    Meu e-mail é ronia.alves@gmail.com
    obrigada
    Ronia

    ResponderExcluir
  2. oi queria saber quantas crianças zilda arns salvou alguem pode me responder!♥

    ResponderExcluir