quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

LIBERTE-SE DOS VÍCIOS




Todo vício é uma dependência, uma muleta que nos sustenta artificialmente. O vício lhe diz o tempo todo que você não é capaz de superar a si mesmo, não a ele. Ele adora ouvir você dizer “eu posso parar quando quiser”. Então, por que não para? Por que continuar alimentando a ilusão de que ali está a solução dos seus problemas, se quando muito ele apenas pode mantê-lo anestesiado para a Vida?

Um vício é como andar em círculos, é estar preso em um labirinto. Você não consegue dar um passo além, encontrar uma saída, enxergar soluções. Ele cega, aliena e escraviza. E um Buscador não pode ser escravo de ninguém. O Buscador é alguém que preza a Liberdade com Responsabilidade acima de tudo.

Quando uma mulher foi pedir a Gandhi que dissesse a seu filho para parar de comer açúcar, ele lhe pediu que voltasse alguns dias depois. É que ele próprio precisava parar de comer açúcar antes de falar com o garoto.

Os vícios são assim, eles se instalam de forma sorrateira e quando percebemos eles já nos dominaram quase completamente. Por isso seja lá qual for o seu vício, mostre a ele quem é que manda. Abandone-o imediatamente na beira da estrada e siga o seu caminho sem esse fardo. Para quem quer andar muito, é preciso estar leve.
Goulart Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário