domingo, 10 de janeiro de 2010

MEU SERTÃO DE JEQUIÉ...


"Não falem dessa mulher perto de mim / Não falem pra não aumentar a minha dor / Já fui moço, já gozei a mocidade / Se me lembro dela me dá saudade [...] E agora, em homenagem ao meu fim / Não falem dessa mulher perto de mim"... Herivelto

Os cantores Dalva de Oliveira e Herivelto Martins movimentaram a música brasileira nas décadas de 30 e 40. Eles causaram a maior curiosidade nos fãs com a relação que misturava romance e trabalho, e acabou até em casamento e filhos. A história do casal que ganhou as telas televisivas agora em janeiro, com uma microssérie de cinco capítulos na rede Globo, retratou a vida, as confusões e o amor entre esses dois artistas brasileiros. Excelentes interpretações as de Fábio Assunção vivendo Herivelto, e Adriana Esteves, Dalva. Teve como roteirista Maria Adelaide Amaral e como diretor, Denis de Carvalho.

Encerrada na última sexta-feira (8), consagrou-se como uma verdadeira canção de amor, mostrando um resgate da vida e da obra desses dois  importantes intérpretes da Música Popular Brasileira, da era do rádio.

Herivelto e Dalva se casaram no final dos anos 30, quando formaram o premiadíssimo Trio de Ouro com o compositor Nilo Chagas. Uma das músicas mais populares de Herivelto é Ave Maria no Morro. Foram pais do cantor Pery Ribeiro o qual diz, numa entrevista, dentre outras coisas interessantes:

"Antes de qualquer coisa, [...] os momentos todos da minha mãe e meu pai foram muito dolorosos na minha infância. Eram coisas que eu guardava e coloquei pra fora. [...]. (Escrever um livro sobre eles) foram momentos de muita dor..."
Uma curiosidade:
'Aroldo Vieira, (foto ao lado) produtor do programa “Seleção de Ouro” (95 FM) apresentado por Márcio Lima, aos domingos, das 8h às 9h, chamou a atenção para uma curiosidade interessante relacionada com a obra musical da cantora Dalva de Oliveira. Foi em sua voz que se tornou sucesso no Brasil, a música Sertão de Jequié, composta pela dupla Klécius Caldas e Armando Cavalcanti. Consta na biografia de Luiz Gonzaga, escrita pelo historiador Dominque Dreyfus, que essa composição teria sido feita para o “Rei do Baião”, que nunca a gravou. “Dalva de Oliveira que acabava de sair do “Trio de Ouro” após doze anos de amor e brigas com Herivelto Martins, estava constituindo novo repertório e procurou a dupla, cujas composições faziam muito sucesso. Quando ouviu Sertão de Jequié, não quis saber de nada e implicou que queria a música do Gonzaga. Foi vê-lo e o convenceu a deixar a música para ela, que estava precisando mais do que ele…” A música fez grande sucesso em todo o país'.


Na sua última entrevista, em  outubro de 1988, concedida a Marcos Cirano,  Luiz Gonzaga canta-a e demonstra vontade de gravá-la:

"[...] Eu vou gravar uma música conhecida, chamada Estrada de Canindé... Não... é, deixa lembrar... Sertão de Jequié, que foi gravada por Dalva de Oliveira. (Gonzagão canta. Primeiro, confunde a letra com os versos de Estrada de Canindé. Depois, acerta a letra e canta Sertão de Jequié inteira). Essa música é de Klécius Caldas e Armando Cavalcanti, dois carnavalescos do Rio de Janeiro, que me deram dois grandes sucessos: um foi Boiadeiro, que é meu prefixo e sufixo (cantarola) e me deram outra também muito bonita, chamada Meu cigarro de palha (canta). Eu cantava também, mas nunca gravei, vou gravar agora..."
Fonte:http://www.luizluagonzaga.mus.br/index.php?option=com_content&task=view&id=15&Itemid=33


                                          Willows at sunset - Van Gogh
 Sertão de Jequié

Composição: Klécius Caldas e Armando Cavalcanti
Intérprete: Dalva de Oliveira
 
Refrão:
Deixei meu ranchinho pobre
No sertão de Jequié
Vim pro Rio de Janeiro
Só pra ver como é que é.


Deixei meu ranchinho pobre
 No sertão de Jequié.
Ai meu Deus,quanta saudade
Do meu bom ''caboco''
Que beijava a minha boca
E me dava cafuné
Agora que eu já vi como é que é
Quero voltar bem depressa
Pro sertão de Jequié...
Refrão
Passei pela cidade
Vi morenas bem bonitas
Vi cinema e muita fita
Fui ao Corcovado,então
Mas nada é mais bonito
Que as ''muié'' e a lua
Que ''alumia'' meu sertão de Jequié....
Meu sertão de Jequié..

Nenhum comentário:

Postar um comentário