domingo, 17 de janeiro de 2010

MILTON SANTOS: UMA OCEÂNICA TERNURA

"A experiência da escassez é que faz a ponte entre a necessidade e o entendimento".

                             Prof. DSc. Milton Santos
MILTON SANTOS nasceu em Brotas de Macaúba, Chapada Diamantina, Bahia, em 3-5-1926 e desencarnou em São Paulo em 24-7-2001. Ele era Bacharel em Direito pela UFBA  e doutor em Geografia pela Universidade de Strasbourg (França) em 1958. Professor emérito da Universidade de São Paulo (USP), publicou mais de 40 livros e recebeu 20 títulos "honoris causa".
A vice-diretora do Instituto de Geociências da Ufba, PhD pelas Universidades de Rouen e Toulouse Le Mirail na França, a Professora Maria Auxiliadora da Silva descreve o geógrafo baiano, Milton Santos, como alguém de uma “ternura oceânica”.  E sintetiza: “O que ele queria era uma sociedade mais igualitária”. Além dela, o Prof. DSc. Délio Mendes expressa, assim, sua opinião acerca desse geógrafo-filósofo: 
"O seu tempo e o seu espaço foram o tempo e o espaço da globalização. Que ele queria que fosse outra. Ou melhor, a outra, a globalização de todos os excluídos, resgatados em uma sinfonia de humanização. Milton se fez maestro da paz e da felicidade. Felicidade de todos. Buscou uma globalização que unisse todas as mulheres e todos os homens, sob a égide do encontro".
In:http://www.nossosaopaulo.com.br/Reg_SP/Educacao/MiltonSantos.htm
Vale a pena saber mais sobre o pensamento do Professor  Milton Santos: veja o documentário de Sílvio Tendler, totalmente disponível no YouTube, em dez capítulos, no seguinte endereço:

O documentário trata do processo de globalização com base no pensamento do citado geógrafo que, por suas ideias e práticas, inspira o debate sobre a sociedade e a construção de novas possibilidades de viver no mundo.
*****
Globalização
efeitos mórbidos
 na contradança
dos trópicos tórridos .

Jussara Midlej

Nenhum comentário:

Postar um comentário