domingo, 21 de março de 2010

ARTE-EDUCAÇÃO

                                     Glauber Rocha
"Certamente que arte não enche barriga de ninguém, mas ainda hoje é o principal ingrediente ausente nas escolas, enfraquecidas de sabor..."

Na Lei de Diretrizes e Bases do EnsinoNacional ( LDBEN 9.394/96), a Arte é considerada obrigatória na educação básica:

O ensino de arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos”.
No entanto, um trabalho efetivo e integrado, com a arte, ainda é inexistente na maioria das escolas. 

Para que se cumpra a lei, se faz necessária a implementação de políticas mais eficazes no sentido de garantir a inclusão do ensino da arte com qualidade, o acesso ao fazer artístico, ao (re)conhecimento do patrimônio cultural.
É urgente o reconhecimento de que a pré-disposição à arte não é privilégio de alguns, mas hábito construído e possível a todos.
Toninho Horta
O prazer advém da experiência, o gosto pela fruição artística precisa ser provocado. Nesse contexto, sinalizo a escola pública como via de democratização do acesso à arte, como um local, muitas vezes, caótico, árido, mas igualmente fértil, e possível de despertar apetites. Parafraseando o sociólogo francês Michel Maffesoli (1995): “[...] é a partir do caos que se opera uma recriação total”.

Fonte: Célida. In: http://penteandoideias.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário