terça-feira, 23 de março de 2010

PALAVRA EN(CANTADA)

Música e poesia. Esta perfeita combinação, suave e forte ao mesmo tempo, faz de Palavra (En)cantada (86 min.), dirigido por Helena Solberg, um dos filmes brasileiros mais aplaudidos dos últimos anos.

SINOPSE

O filme, que ganhou o prêmio de melhor direção de longa-metragem documentário no Festival do Rio de 2008, lança um olhar sobre relação peculiar entre a música popular brasileira e a poesia, a partir de depoimentos, performances musicais, trilha sonora e pesquisa de imagens. Dos poetas provençais ao rap, do carnaval de rua aos poetas do morro, da bossa nova ao tropicalismo, Palavra (En)cantada passeia pela música brasileira até os dias de hoje.
O roteiro do Palavra (En)cantada tem sua narrativa construída na costura de depoimentos, performances musicais e bela trilha sonora. A abertura do filme é surpreendente, com Adriana Calcanhotto cantando, em franco-provençal, versos de Arnaut Daniel, poeta provençal do século XII, considerado um dos maiores da história, um artesão da integração entre palavra e som.

Chico Buarque, Maria Bethânia, Lenine, Tom Zé, Martinho da Vila, Adriana Calcanhoto e outros grandes nomes estão entre os depoentes do filme. A maioria das entrevistas foi feita em casa e alguns deles cantaram e tocaram canções especialmente para o documentário. Palavra (En)cantada também apresenta imagens raras, senão inéditas no Brasil, como a encenação de Morte e Vida Severina, de João Cabral de Mello Neto, no Festival de Teatro Universitário de Nancy, na França, nos anos de 1960, e uma apresentação de Dorival Caymmi, nos anos 40, cantando e tocando ao violão sua famosa canção O Mar.

Vale a pena conferir!
Fontes: Janela Indiscreta. http://www.uesb.br/ascom/ver_noticia_.asp?id=5251
http://www.estacaovirtual.com/oce/2009/palavra/palavra2.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário