sábado, 13 de março de 2010

POESIA x POEMA

                                         Escultura de Vinicius de Moraes, em Itapuã (SSA-BA)
Amanhã, 14 de março, comemora-se o DIA NACIONAL DA POESIA. Ele foi criado em homenagem ao poeta baiano Antonio Frederico de Castro Alves (1847 -1871). 14 de março é o dia de seu nascimento (foto abaixo).

Também para para ilustrar esta postagem, dois representantes da poética mundial: Vinicius de Moraes e Fernando Pessoa.

Aqui, didaticamenete, iremos ressaltar as diferenças entre poema e poesia. Apesar de essas categorias serem tratadas, por muitos, como sinônimos, elas apresentam diferenças entre si. Vejamos o que diz, acerca disso, Ariano Suassuna o qual considera que a poesia, no sentido grego, significa criação:
"[...] como espírito criador que se encontra na raiz de todas as artes. [...] A poesia seria o espírito criador que se encontra por trás de todas as artes literárias, sejam estas realizadas através da prosa ou do verso. [...] a poesia pode estar presente quer no poema que é feito com um certo número de versos, quer num texto em prosa, este adquirindo a qualidade poema-em-prosa".
Portanto, poema é uma obra em verso em que há poesia.

O poema se destaca, imediatamente, pelo modo como se dispõe na página. Cada verso tem um ritmo específico e ocupa uma linha. O conjunto de versos forma uma estrofe e a rima pode surgir no interior dessa estrofe. A organização do poema em versos pode ser considerada o traço distintivo mais claro entre o poema e a prosa (que é escrita em linhas contínuas, ininterruptas).
Fontes: http://www.sobresites.com/
http://www.galinhapulando.com

Um comentário:

  1. Sentado ao lado de grandes companhias...
    Também, fiz um artigo sobre as datas da Poesia.
    Um amigo que coordena um blog dos magistrados do RS, pediu uma contribuição literária e resolvi escrever sobre o tema.
    Homenagei tua amiga Raiça, publicando seu estupendo poema.
    Se quiser olhar, está no blog.

    Abração.

    Ricardo Mainieri

    Ricardo Mainieri

    ResponderExcluir