sexta-feira, 12 de março de 2010

A VIDA É TÃO RARA...

Imagem: arymoura.files.wordpress
Jequié, há um tempo, tornou-se uma cidade cruel para o caminhante: não há respeito pela integridade física das pessoas que necessitam transitar a pé. Sobram motoristas e mototaxistas que dirigem agressivamente acelerando os motores, avançando quando avistam pessoas tentando atravessar as ruas, como se estas estivessem atrapalhando o trânsito. Raros são os gestos de educação e o excesso de velocidade e as direções perigosas colocam, permanentemente, a vida em risco: as faixas de pedestre parecem não existir nesta cidade, pois estas não são respeitadas. Idosos, gestantes, crianças, adolescentes, aqueles com dificuldade de andar rápido, vivem expostos à violência do trânsito. 
Certamente, num mundo civilizado - mais respeito, gentileza e paciência - fariam toda a diferença.
Como viver numa cidade que ainda trata seus habitantes e visitantes como inimigos dos automóveis, motos e ônibus? Os raros gestos de civilidade, de delicadeza e respeito, de alguns motoristas, causam espanto, perplexidade...
Sem dúvida, as autoridades encarregadas do setor de trânsito necessitam tomar atitudes sérias  no sentido de ativar, urgentemente, campanhas de esclarecimento e sensibilização dos motoristas e mototaxistas acerca das leis em vigor. Além disso, precisam imprimir mais rigor à fiscalização e cobrança/punição aos infratores, exercer o dever de proteção à sociedade que contribui com altos impostos. Em tempo: a sugerida ação deveria começar pela reativação da pintura e ampliação das faixas de pedestre, que se encontram muito desgastadas, em todas as vias públicas da cidade.

De tão valiosa, a vida pede providências!

Nenhum comentário:

Postar um comentário