segunda-feira, 12 de abril de 2010

QUINUA

Cereal sagrado dos Incas, a Quinua Real tem, em sua composição, valores nutritivos comparados ao leite materno e propriedades nutricionais que auxiliam na recuperação dos tecidos e células.

Origem - Há mais de 5000 anos este vegetal, da família do espinafre, é produzido nas regiões andinas da Bolívia e do Peru, onde a temperatura gira em torno dos 10°C. Graças à técnica de plantio dos camponeses incaicos e aos canais de irrigação construídos pelo povo, a planta conseguiu se desenvolver em meio a um ambiente gelado e ao relevo montanhoso, chegando a resistir aos 30°C negativos; é  considerado um alimento sagrado pelos Incas.
Propriedades Nutricionais - Alguns estudos apontam, em sua composição nutricional, semelhanças com o leite materno. Rica em ferro, cálcio, fósforo e carboidratos, a quinua fornece energia, atua na elasticidade das fibras musculares e auxilia na recuperação dos tecidos e células, além de produzir hormônios e enzimas. Em 100 gramas do cereal são encontrados 74 gramas de carboidratos, 23 gramas de proteínas e 15 gramas de fibras. Conta ainda com 18 aminoácidos e vitaminas, como B1, B2, B3, B6 e A.
Propriedades Medicinais - Entre os 18 aminoácidos encontrados na quinua, dois - Metionina e Lisina - estão ligados ao desenvolvimento da memória e dos reflexos, e um deles - Tripofano - é capaz de liberar no cérebro a serotonina, substância que dá uma sensação de alegria e bem-estar. Além de combater a depressão, o vegetal também auxilia na manutenção do sistema imunológico e no tratamento de problemas urinários, osteoporose, anemia e diabetes. Livre de glúten, é indicado para celíacos (pessoas com alergia à glúten). Por suas fontes protéicas de origem vegetal, está completamente livre de gorduras saturadas e colesterol, grandes vilões das doenças cardiovasculares.

Curiosidades - Graças ao seu alto poder nutritivo, a quinua foi considerada pela Academia de Ciências dos EUA como o melhor alimento de origem vegetal para o consumo humano, fazendo parte, inclusive, da dieta dos astronautas da NASA que saem em viagens muito longas. De acordo com o único representante do vegetal, aqui no Brasil, Clodomiro Carlos do Pinhal, que começou a importar a quinua em 2004, o aumento na procura do vegetal se deu pelo fato de as pessoas estarem preocupadas com uma alimentação mais saudável.
Fonte: Revista dos Vegetarianos e Cantinho Vegetariano
PÃO DE QUINUA
Regina Racco
Ingredientes
Quinua em grão
Sementes de linhaça
Farinha ou creme de arroz
Leite em pó
Fermento para bolo
Sal

Modo de fazer
Coloque à noite para germinar, 3 colheres de sopa de quinua em sementes e uma colher de semente de linhaça, cubra com água. Na manhã seguinte, acrescente 4 a 5 colheres de sopa de farinha de arroz, meia colher de sopa de leite em pó, meia colherzinha de café de fermento em pó (para bolo) e sal a gosto. (Note que não leva nem gordura nem ovo).

Faça uma massa resistente mas não dura, colocando água até a consistência desejada, como um mingau grosso. Coloque a massa em frigideira de teflon (se necessário, unte ligeiramente) e tampe (fogo baixo). Ao dourar em baixo, vire a massa e espere dourar do outro lado, já sem a tampa. A aparência é de um pãozinho integral. coloque por cima requeijão, tahini, mel, ou o que preferir.

Opcional: Se desejar variar o sabor ao colocar a massa na frigideira, cubra com sementes de gergelim ou queijo ralado. Este pão auxilia a quem deseja emagrecer porque, além de regular o intestino, tem alto poder de saciedade.
Fonte: panelinha.ig.com.br/.../receitas/7581_G.JPG

Nenhum comentário:

Postar um comentário