segunda-feira, 5 de abril de 2010

VIDA SAUDÁVEL

O número de idosos, no Brasil, cresceu mais de 200% nos últimos 20 anos. Isso aconteceu, principalmente, porque ocorreram melhorias nas condições de saneamento, alimentação, educação e saúde. Com esse crescimento há maior procura pela qualidade de vida, pois já se sabe que, sendo o envelhecimento um processo natural do corpo, a partir dos 40 anos começa-se a 'colher o que se plantou' ao longo da vida, desde a infância.
"A LIÇÃO JÁ SABEMOS DE COR, SÓ NOS RESTA APRENDER!" Beto Guedes e Ronaldo Bastos
Sabe-se que uma dieta balenceada, atividades físicas, atividades prazerosas - ir atrás daquilo que se ama - os cuidados com o emocional, ajudam a diminuir a incidência de doenças, em especial as degenerativas.                                               
Vale a pena ver uma reportagem completa, escrita por Marcos Dias, acerca desse assunto, na Revista MUITO N. 99 (fevereiro de 2010): trata-se de um excelente suplemento semanal do Jornal 'A Tarde'.

No citado número, especialistas ensinam como viver melhor, para envelhecer melhor. Por exemplo, a nutricionista Amélia Duarte recomenda alguns cuidados essenciais para um envelhecimento mais saudável.
E assim...

EVITAR:
Glutamato monossódico: prejudica o sistema neurológico;
Adoçantes artificiais (exceto para diabéticos), nesse caso, usar STÉVIA;
Sal refinado - usar (ainda assim, pouco) o sal marinho;
Açúcar branco - dentre outras coisas, prejudica a absorção de nutrientes pelo organismo;
Gordura animal, margarina e frituras - provocam problemas circulatórios;
Bebidas gaseificadas  - (quaisquer) -  levam à descalcificação óssea.

INVESTIR:
Frutas, verduras e legumes - ajudam na fixação do cálcio nos ossos;
Cereais integrais - são uma excelente fonte de carboidratos complexos (que levam mais tempo para serem “quebrados” em açúcares mais simples);excelentes fontes de fibras, fitonutrientes, antioxidantes, vitaminas e minerais.
Uvas - que protegem o sistema circulatório;
Sementes de linhaça - contêm Ômega 3; gergelim - cálcio;
Frutas oleaginosas - castanhas de caju, castanhas-do-Pará - fontes de Vit. E, ômega 3 e 6, selênio, que são oxidantes;
Após os 50 anos, SUPLEMENTAR:
Vitaminas C e E, selênio, zinco, cobre e ômega 3 (ácido graxo que possui EPA que atua no sistema circulatório e DHA para a saúde cerebral e memória).

E MAIS:
A citada nutricionista sabe da importância de se ter uma alimentação inteligente, afinal, como ela diz, a oportunidade de preservar a saúde depende do que entra na nossa boca. Ela dá o exemplo de um cardápio equilibrado, já que o excesso ou a carência de nutrientes é prejudicial:
Café da manhã:Frutas (abacaxi ou mamão), cereais integrais, iogurte desnatado e mel ou melaço.
Lanche: frutas ou sucos.
Almoço: salada crua e cozida com azeite extra-virgem, arroz ou macarrão integrais, carne magra, suco de fruta (limonada).
Lanche: cereal integral ou fruta ou iogurte natural com mel.
Jantar: sopa de vegetais ou salada de folhas, carne branca.
Ceia: fruta (maçã com casca tem um efeito antibiótico, natural).
"Hoje, a pessoa escolhe, através do seu comportamento, como quer envelhecer [...] daí, a nutrição deveria ser ensinada nas escolas". Amélia Duarte
Fonte< http://revistamuito.atarde.com.br/?p=4335>

Um comentário:

  1. Caí no seu blog por acaso, pesquisando imagens - a que ilustrou o post de Clarice Lispector me trouxe aqui. Gostei do seu espaço, Jussara. Acolhedor, interessante, variado. Parabéns e um abraço.

    ResponderExcluir