segunda-feira, 28 de junho de 2010

MUITOS ANOS DE VIDA, FILHO DE XANGÔ!

Foi um "Parabéns pra você" entoado, em muitas vozes, em pleno Arraiá de São João, Xangô Menino...

Foi assim que Jequié reverenciou Gilberto Gil que, completando 68 anos, cantou e encantou, na madrugada do dia 26, a quantos tiveram o privilégio de estar no  show-aniversário especial. O poeta entoou o baião e o xote revivendo Gonzagão, além das músicas de seu novo álbum "Fé na Festa".

Ao cantarolar a música-tema da festa jequieense "São João, Xangô Menino" (letra, abaixo) anunciou-se "filho de Xangô" e fez um discurso inflamado em resposta a determinadas  posturas sectárias, presentes em alguns setores da cidade, a partir do anúncio da temática pela Secretaria Municipal de Cultura.

Foi assim que ele alertou as pessoas para a necessidade de  viverem a pluralidade cultural com uma visão voltada ao permanente aprimoramento humano, com todas as tensões inerentes a esta dialética, desafiando estereótipos e preconceitos. Conclamou ao respeito às diversas culturas, ressaltou a premência de se abrir espaço para as ausências e se estimular a articulação entre os diferentes, ampliando possibilidades de entendimento recíproco. 

De um modo muito direto, falou de ignorâncias e chamou a atenção para a importância da promoção de diálogos entre os padrões culturais, através da valorização das sociedades multiculturais, constituídas no reconhecimento da pluralidade, da multiplicidade; lembrou, ainda que "[...] Deus é todo poderoso e que não serve apenas a determinadas facções já que é  a Sabedoria Suprema para todas as etnias, todas as religiões..."

Antes de soprar as velas, empolgado, o poeta inverteu a ordem destas, no bolo, e prometeu retornar a Jequié, senão num futuro próximo - na longevidade dos 86  anos - se a vida lhe der a chance de chegar até lá... Seja  bem-vindo, Gil... Sempre!

Sem dúvida, a Secretaria de Cultura cumpriu bem o seu papel ao demonstrar, através da escolha da temática, que o que caracteriza propriamente os seres humanos não é uma similaridade, mas é a própria diferença.
São João, Xangô Menino

Ai, Xangô, Xangô menino
Da fogueira de São João
Quero ser sempre o menino, Xangô
Da fogueira de São João
Céu de estrela sem destino
De beleza sem razão

Tome conta do destino, Xangô
Da beleza e da razão
Viva São João
Viva o milho verde
Viva São João
Viva o brilho verde

Viva São João
Das matas de Oxóssi
Viva São João

Olha pro céu, meu amor
Veja como ele está lindo
Noite tão fria de junho, Xangô
Canto tanto canto lindo

Fogo, fogo de artifício
Quero ser sempre o menino
As estrelas deste mundo, Xangô

Ai, São João, Xangô Menino
Viva São João
Viva Refazenda

Viva São João
Viva Dominguinhos
Viva São João
Viva qualquer coisa
Viva São João
Gal canta Caymmi
Viva São João
Pássaro proibido
Viva São João.
                                              
                                                                     Caetano Veloso/Gilberto Gil

Um comentário:

  1. Jussara, dizert o quê depois do que vc escrevera? e parabéns pela autenticidade.Respeitemeos a interculturalidade e a diversidade cultura, assim como todos os credos e religiões, ou melhor, nos respeitemos enquantos seres humanos, centelhas divinas, e aí estaremos promovendo a tão sonhada paz, que deve começar dentro de nós.

    ResponderExcluir