sábado, 18 de setembro de 2010

JOVEM, CIDADE E POESIA

          Imagem: http://mundo-a-revelia.blogspot.com/ Foto de Camila Picolo
Foi há 31 anos que o poeta Augusto de Campos lançou a coletânea de textos Viva Vaia, mas sua obra ganhou novamente as ruas de São Paulo graças a homenagem de um jovem de 22 anos. Estudante de artes plásticas, Daniel Scandurra, conheceu o trabalho de Campos por meio de suas traduções da obra do americano John Cage. “Essa pesquisa coincidiu com a retirada da propaganda e a desativação dos relógios de rua e comecei a usá-los como suporte”, conta Scandurra. 
Em abril desse ano, ele colocou sua primeira obra na rua. O poema “dormeacorda”, num relógio na avenida Dr. Arnaldo. Em seguida, veio a homenagem a Augusto de Campos com a colagem do poema Viva Vaia na Rua da Consolação.

Desde então, a cidade já recebeu outras 14 obras entre poemas e cubos coloridos feitos com adesivo e que chegam até a mudar de cor quando os relógios são acesos à noite. “A ideia é fazer uma intervenção amistosa. Até agora nenhum adesivo foi retirado e tive uma boa aceitação de quem já viu os trabalhos”, conta o artista que diz estar disposto a retirar os adesivos dos relógios se for necessário. “Quero mostrar que esse espaço pode ser utilizado para outros fins que não o publicitário.”
Além de Augusto de Campos e John Cage, Scandurra diz ser influenciado pelo músico Arnaldo Antunes e se prepara para levar as colagens a outros lugares da cidade.
Regiane Teixeira, in: http://revistaepocasp.globo.com/Revista/Epoca/SP/1,,EMI171764-16296,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário