domingo, 12 de dezembro de 2010

"Waly era um poeta agressivo, um poeta entre a vanguarda e a marginalidade..."
                      Antonio Cícero, poeta e filósofo.
Waly Salomão publicou em 1972 o seu primeiro livro de poemas - o polissêmico, polivalente e histórico "Me segura qu'eu vou dar um troço" - conhecido como maldito e profundamente datado. A obra tem layout de seu amigo Hélio Oiticica, artista performático, pintor e escultor.

Em Jequié, desde o dia 10 até 12 de dezembro, no  Centro de Cultura Antônio Carlos Magalhães, os alunos do segundo semestre do Curso de Licenciatura em Artes da Uesb apresentam o espetáculo “Me segura qu’eu vou dar um troço”:  a performance waliniana é o resultado da disciplina Estudos do Corpo e da Voz  ministrada pelo professor Roberto Ives Abreu Schettini, do Departamento de Ciências Humanas e Letras (DCHL). Esta é a Segunda Mostra Cênica e Didática desta Licenciatura em Artes, cujo Colegiado é coordenado pela Profª MSc. Márcia Auad.

O espetáculo performático “Me segura qu’eu vou dar um troço”, ao não acontecer de modo linear, tem no elemento surpresa a força dos rearranjos e reorganizações da bricolagem cultural. A cara de Waly!
A boniteza é ver a reunião sensível,  dinâmica e interessante  da razão e com a desrazão, dos signos e significados, da ciência com a arte  - retratando, com fidelidade, a personalidade irreverente e inquieta do jequieense Waly Salomão, um dos ícones da contracultura brasileira.

Está sendo apresentado, até domingo dia 12, em duas sessões diárias, às 18 e 20 horas: vale a pena participar, ver a vida acontecer de um modo mais aberto e polifônico e reavivar movimentos de inquietude diante do estabelecido. Vale a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário