sábado, 26 de março de 2011

É PELA EDUCAÇÃO, A ASCENSÃO HUMANA!

Crescente valorização profissional, melhores salários e melhores condições de trabalho  docente são movimentos reivindicatórios constantes da categoria dos profissionais da educação: há muito tais motes transformaram-se num perene processo de luta  - tão legítimo quanto desgastante. Infelizmente,  a sociedade acostumou-se a olhar de longe, pouco envolvendo-se - como se esta luta não lhe dissesse respeito, não lhe interessasse. Assim, de algum modo, a enfraquece diante dos poderes públicos.  

Ora, se a educação não possui um caráter neutro, ela contribui para a alienação ou para a emancipação de classes, conforme afirmou Karl Marx.

Desse modo, chama-se a atenção para a sua constituição como um instrumento evolutivo e, como tal, um bem essencial da sociedade! Portanto, deve interessar a todos os cidadãos o aprimoramento crescente da qualidade do trabalho pedagógico que se desenvolve em todos os níveis de escolaridade. Deve interessar a todos a luta dos professores por melhores condições de desenvolvimento do trabalho pedagógico. 
Viu-se, há pouco, no município de Jequié, uma greve  de professores da rede municipal arrastar-se por mais de um mês, nesse ínicio de ano letivo. A pulso, algumas antigas questões foram finalmente encaminhadas e parcialmente resolvidas, após muito desgaste, pelos representantes do povo. As aulas iniciam-se, enfim, nessa próxima segunda feira.

Enquanto isso, a luta  dos docentes e discentes das Universidades públicas da Bahia recrudesce: há uma pauta  de reivindicações que se arrasta, há um bom tempo, pelas "mesas de negociação" e, agora, a  intervenção direta do governo do estado na autonomia das Autarquias baianas através do decreto nº 12.583/11 e da portaria conjunta SAEB/SEFAZ/SEPLAN nº 001- recentemente publicados. Estes atingiram frontalmente as Universidades públicas estaduais,  ferindo-as mortalmente.
Confiram: http://www.egba.ba.gov.br/diario/DO10/DO_frm0.html

Enquanto estes atos esdrúxulos perdurarem, não mais serão concedidos o Regime de Dedicação Exclusiva para os professores, direito amplamente conquistado e, há muito, vigente! Além disso, estão vetadas as contratações de professores substitutos, os quais  atuavam, em classes, quando do afastamento dos professores concursados para cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado).

Assim,  se a educação constitui-se como um bem essencial e inalienável da sociedade, esta mesma sociedade precisará aliar-se à comunidade acadêmica numa luta que é de todos os cidadãos, por uma educação de qualidade crescente: isto demanda, dentre outras questões,  melhores condições de trabalho, melhores salários, saída dos professores para cursos de aperfeiçoamento, professores substitutos para atuar em suas ausências,  deslocamentos, subsidiados, para apresentação de resultados de pesquisa e extensão.
No próximo dia 30 de março haverá, como parte da luta, uma paralisação das atividades acadêmicas nas quatro Universidades Estaduais da Bahia.  No dia 31, uma Assembléia de professores,  no campus da UESB de Jequié. 

A luta continua e não pertence apenas aos docentes, funcionários e estudantes, é de toda a sociedade!

2 comentários:

  1. Pena que a sociedade se faça de cega e não exergue a necessidade de envolver-se nas questões referentes a educação.
    Após mais de 30 dias de greve no municipio, retornamos as escolas encontrando-as sucateadas (estrutura física), sem material didático (falta até papel ofício)e com a evasão escolar nos assombrando. Mas, nosso prefeito e secretária informam com todo orgulho que tudo está pronto desde o dia 21/02. Temos mesmo é que rir para não chorar.
    Convoco a sociedade jequieense, ou melhor os que reconhecem a importância da formação educacional para nossas crianças e jovens,que visitem as escolas de nossa cidade e vejam de perto a situação em que elas se encontram. Quem sabe assim aqueles que nos criticaram e nada fizeram para ajudar a Greve chegar o final, entendam um pouquinho das nossas angustias.

    A Educação no Brasil(principalmente na região nordeste) infelizmente sempre esteve em último plano.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem dito!

    A sociedade precisa, realmente, tomar consciência de que a educação é um bem essencial à evolução humana.E enquanto ela "dorme em berço esplêndido" a gestão pública sucateia, enrola e faz de conta... Uma lástima o que está ocorrendo, na educação escolar, em todos os níveis!

    ResponderExcluir