sábado, 2 de abril de 2011

DIA INTERNACIONAL DA LITERATURA INFANTIL

                                               Imagem: blog.educacional.com.br/

Os contos de fadas trabalham os aspectos afetivo, psicológico e cognitivo da criança. Eles abrem as portas para um mundo imaginário e atua, na alma da criança, com a realidade dos conflitos, valores, questões universais da condição humana, ajudando-a a compreender a vida e o que está acontecendo com ela, com o mundo à sua volta...
Portanto, ao ouvir um conto de fadas as crianças têm a oportunidade de ampliar  seu imaginário, penetrando na atmosfera da história, onde há espaço para o maravilhoso, a fantasia e a criatividade... é ainda relevante que elas possam falar sobre a história narrada ou lida, recontar o que ouviu, falar sobre os assuntos e sentimentos, em si, despertados. 
A vivência constante  com a literatura infantil auxilia, pois,  a criança a lidar com as  incertezas e os aspectos desconhecidos da vida.  Assim, tornam-se mais suaves a elaboração de sentimentos como o  amor, os medos, as possíveis dificuldades de ser criança, as carências (materiais e afetivas), conflitos do poder, a formação dos valores, as auto-descobertas, as perdas, as buscas, a solidão e os encontros.






No clima do "Era uma vez..." as crianças de todos os tempos vivem mais felizes e tornam-se mais inteligentes.

Um comentário:

  1. Paula ainda não viu, mas vai adorar quando ver... Ela ama as estórias e fica o tempo todo me pedindo pra contar!

    ResponderExcluir