quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

LATUMIA ENCANTOU!!

                               Jequié/Ba

Desde o último domingo (18), o III Festival de Teatro do Sudoeste Baiano vem apresentando, no Centro Estadual de Cultura ACM, gratuitamente à sociedade, espetáculos produzidos em Jequié e região. Nesta terça feira foi a vez da apresentação dos espetáculos “De Cabeça Pra Baixo” e “Latumia”. Expressivo público se fez presente na apresentação desta noite, na sessão iniciada às 20h30m.

O espetáculo “Latumia”, encenado pela Cia. Fina Fulô de Teatro, envolveu alunos do segundo semestre do curso de teatro e dança, da Uesb, campus de Jequié, sob a direção do professor Roberto Abreu. O grupo mostrou muita criatividade sob cenário dinâmico, numa coreografia que contemplou a dança com movimentos de marcação bem elaborada, além dos inúmeros atores se revezando em cena e interagindo em torno de dois ou três personagens, inspirados no clássico de Shakespeare, Romeu e Julieta.

A relevante participação dos músicos no fundo do palco, complementando as falas dos atores com efeitos sonoros de voz, violão e variadas peças de percussão, revestiu o espetáculo de conteúdo e contextualização, dando força aos diálogos baseados na literatura de cordel. Roberto Abreu deu um show à parte, ao interpretar a adaptação de sua autoria, de Faca Amolada, de Milton Nascimento, além das músicas do filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de Glauber Rocha.

                                   Foto Alysson Andrade

Embora “Latumia” tenha sido um espetáculo de excelente nível teatral, encantando o público presente, o professor Roberto Abreu explicou que a preocupação dos docentes do curso foi de um exercício prático do semestre, embasando os alunos de dança e teatro com um conteúdo inspirado em Shakespeare, contemplando, sobretudo, o aspecto pedagógico da função teatral, incorporando a dança.
                                                    Foto Alysson Andrade

O resultado foi realmente fantástico. Foram necessários 30 anos da existência da UESB para a implantação de um curso apto a preparar não apenas atores e dançarinos de qualidade, mas, principalmente, forjando professores de artes cênicas e dança para esparzir cultura em Jequié e em toda a região. Parabéns aos alunos e professores... ALUMIA!

Fonte: http://www.revistabahiaemfoco.com.br/

3 comentários:

  1. Obrigado pelas belas palavras Jussara, é um imenso prazer fazer parte dessa história... Uma história que já começa a brilhar e ganhar seus espaços nos palcos da vida e mais precisamente em Jequié. Sucesso para o curso de Artes da UESB. Os frutos já começam ser colhidos, pelo trabalho árduo que nós artistas de Dança e Teatro em formação, desenvolvemos tanto na comunidade de Jequié, ou seja, nos projetos de extensão, como na própria Universidade que se mostra tão carente, e desprovida de uma poética de vida. É aí que nós artistas entramos... Estamos buscando constantemente no trabalho de "quebrar pedras" um espaço democrático nessa cidade para que as pessoas respeitem e valorizem essa nova área do conhecimento que estamos tendo o privilégio de inaugurar aqui em JEQUIÉ.(Everton Paixão 2° Semestre de Licenciatura em Artes com formação em Dança.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelas belas palavras Jussara, é um imenso prazer fazer parte dessa história... Uma história que já começa a brilhar e ganhar seus espaços nos palcos da vida e mais precisamente em Jequié. Sucesso para o curso de Artes da UESB. Os frutos já começam ser colhidos, pelo trabalho árduo que nós artistas de Dança e Teatro em formação, desenvolvemos tanto na comunidade de Jequié, ou seja, nos projetos de extensão, como na própria Universidade que se mostra tão carente, e desprovida de uma poética de vida. É aí que nós artistas entramos... Estamos buscando constantemente no trabalho de "quebrar pedras" um espaço democrático nessa cidade para que as pessoas respeitem e valorizem essa nova área do conhecimento que estamos tendo o privilégio de inaugurar aqui em JEQUIÉ.(Everton Paixão 2° Semestre de Licenciatura em Artes com formação em Dança.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelas belas palavras Jussara, é um imenso prazer fazer parte dessa história... Uma história que já começa a brilhar e ganhar seus espaços nos palcos da vida e mais precisamente em Jequié. Sucesso para o curso de Artes da UESB. Os frutos já começam ser colhidos, pelo trabalho árduo que nós artistas de Dança e Teatro em formação, desenvolvemos tanto na comunidade de Jequié, ou seja, nos projetos de extensão, como na própria Universidade que se mostra tão carente, e desprovida de uma poética de vida. É aí que nós artistas entramos... Estamos buscando constantemente no trabalho de "quebrar pedras" um espaço democrático nessa cidade para que as pessoas respeitem e valorizem essa nova área do conhecimento que estamos tendo o privilégio de inaugurar aqui em JEQUIÉ.(Everton Paixão 2° Semestre de Licenciatura em Artes com formação em Dança.

    ResponderExcluir