sexta-feira, 8 de junho de 2012

A ARTE DO CANDEEIRO ENCANTADO

Candeeiro Encantado é um grupo de teatro formado por atores da cidade de Jequié, parte deles estudantes de Artes Cênicas da UESB – Universidade do Sudoeste do Estado da Bahia e outros formados em Teatro pela UFBA – Universidade Federal da Bahia. Seguindo a poética do Teatro de Cordel, prática teatral vinda da Europa em meados do século XVIII e mais tarde teve sua propagação pela Bahia, quando João Augusto, um dos fundadores do Teatro Vila Velha, cria o espetáculo Teatro de Cordel em 1964, levando as praças e aos palcos de Salvador o universo fantástico da literatura de cordel.

A partir das experiências luso-brasileiras, o grupo Candeeiro Encantado reconhece na Literatura de Cordel um potencial dramático capaz de jogar cenicamente com seus atores e com a platéia. Em seu espetáculo intitulado “O Teatro é de Cordel” o grupo irá reunir em sua dramaturgia cinco folhetos: A mulher que comeu a orelha do marido na lavagem do Bonfim, A chegada de Lampião no Inferno, O causo de Biblia de João Brás, Jesus no Xadrez e O Soldado Jogador, histórias recheadas de bom humor e personagens marcantes, características do nosso sertão nordestino que nossos ilustres poetas populares criaram.


O espetáculo se passa na rua, nas praças públicas, lugar onde esses personagens passaram ou viveram e onde novos personagens vivem. Usando poucos recursos cênicos, sem cenários e figurinos complexos, o trabalho corporal dos atores é o instrumento principal na construção dos personagens, bem como na verossimilhança do drama. A musicalidade das rimas e das canções populares também é outro recurso que será utilizado no espetáculo, que tendo um elenco de músicos-atores que serão preparados para as apresentações na rua.


Sob a direção teatral de Saulo Santos e a produção executiva de Alysson Andrade, diante da ausência de atividades culturais frequentes nas praças públicas de Jequié, o grupo formado por Ana Barroso, Marcos Duarte, Matheus Xavier, Palmeiron Andrade, Saulo Santos e Yan Quadros, pretende ocupar essa lacuna durante alguns dias  - 7, 8, 9 e 10 de junho - na Praça Ademar Vieira,   e em 14, 15, 16 e 17 de junho – na Praça dos Poetas, sempre às 20h - em Jequié - levando, gratuitamente, à sociedade local o espetáculo de teatro de rua “O Teatro é de Cordel”. O projeto conta com o patrocínio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia através da Secult/BA.




Texto e fotos de Alysson Andrade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário