domingo, 27 de dezembro de 2009

ANALFABETISMO FUNCIONAL: GRAVES CONSEQUÊNCIAS!

Imagem:http://osmidia.wordpress.com/2008/11/27/temos-800-mil-jovens-analfabetos/
PESQUISA VOLTA A CONFIRMAR BAIXA ESCOLARIDADE DOS BRASILEIROS

Uma pesquisa realizada Instituto Paulo Montenegro (ONG ligada ao Ibope) e Ação Educativa, divulgada na última quarta-feira, mostra que mais da metade dos brasileiros de 15 a 64 anos que cursaram até a 4ª série do ensino fundamental são, no máximo, alfabetizados em um grau rudimentar, o que quer dizer que apenas leem e escrevem frases muito simples: não são capazes de interpretar textos e colocar ideias no papel. Além disso, manuseiam precariamente o dinheiro. Pelo menos 10% deles são completamente analfabetos.

Também dentre os que têm escolaridade de 5ª a 8ª série, apenas 15% podem ser considerados totalmente alfabetizados, índice que aumenta para o máximo de 68% no nível superior. Ou seja, mais de um terço dos brasileiros que cursam ou cursaram uma Universidade não são totalmente alfabetizados. Segundo a pesquisa, o índice esperado é de 100% já no nível médio.
“De certa forma, eu avalio que é um problema maior do que o analfabetismo absoluto, porque este vem sendo reduzido. Mas o analfabetismo funcional só cresce”, avalia a diretora executiva do Instituto Paulo Montenegro (IPM), Ana Lúcia Lima.
A gravidade dos dados demonstra a pouca importância que os dirigentes brasileiros insistem em atribuir ao investimento na educação. Os professores, como protagonistas desta realidade, continuam a amargar baixos índices  salariais  o que, sem dúvida, contribui para o agravamento desta situação.

Aqui na Bahia, os docentes do Ensino Superior, registram perdas salariais importantes e, através dos Sindicatos, vêm tentando, há um tempo, abrir novos canais de comunicação com o governo do estado, em vão. Por último, com o reajuste de 4% concedido aos servidores públicos, de um modo geral, os professores já se encontram mobilizados e prometendo muita luta para o próximo semestre.

Mais uma vez, nessa já anunciada queda de braço, os alunos serão os maiores prejudicados, infelizmente!

4 comentários:

  1. Estou fazendo um projeto de português na minha escola sobre a Educação. Meu tema é Analfabetismo Funcional, e com essa mini-explicação de um profissional, vou ganhar mais nota trazendo dados interessantes...
    Obrigada, continuem assim e
    SUCESSO NO BLOG!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por existirem!!!!!!!!!!!!!!!
    Me salvaram no Trabalho de Português para Feira Cultural na minha escola cujo assunto é educação e meu tema é Analfabetismo Funcional!
    Continuem com o Blog, e SUCESSO!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Não me ajudou muito... mais foi bom em alguns aspectos

    ResponderExcluir