domingo, 27 de dezembro de 2009

CINEMA BAIANO


Para o cinema baiano, 2009 foi um ano de realizações: o filme "Filhos de João:  Admirável Mundo Novo Baiano" de Henrique Dantas ganhou, entre outros, o Prêmio  Especial do Júri e o Prêmio do Júri Popular no Festival de Brasília.

• Gênero: Documentário
• Duração: 01 h e 15 min
• Estúdio: Hamaca Filmes
• Produção e direção: Henrique Dantas
• Roteiro e edição: Henrique Dantas e Bau Carvalho
• Música: Novos Baianos e Roberto Barreto
• Fotografia: Hans Herold

Elenco: Entrevistados: Tom Zé, Orlando Sena, Rogério Duarte, Mário Luiz Tompsom de Carvalho, Solano Ribeiro, Joildo Góes, Nonato Freire e Armandinho. Integrantes do grupo Novos Baianos: Moraes Moreira, Galvão, Baby do Brasil, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor, Dadi, Didi Gomes, Jorginho Gomes, Gato Félix, Bola Moraes (em memória) e Charles Negrita.
Henrique Dantas - graduado em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e em Administração de Empresas pela UNIFACS. Mestre em Artes Visuais pela UFBA, onde desenvolveu pesquisa intitulada Apropriações e Intervenções com as Sombras do Cotidiano. Trabalha com audiovisual, atuando como diretor, roteirista e diretor de arte.
Sinopse do filme:
Um panorama da música popular brasileira dos anos 60 e 70, através do grupo musical Novos Baianos. Uma retrospectiva do estilo de vida comunitário adotado por seus integrantes e a influência sofrida, pelo grupo, do cantor João Gilberto.

                       Novos Baianos

Este ano também marcou a estréia dos cineastas Fernando Bélens no longa metragem "Pau Brasil" e Paulo Alcântara com "Estranhos". Entre os curtas, destaques para Cláudio Marques e Marília Hughes com o sensível Carreto e o impactante Nego Fugido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário