domingo, 27 de dezembro de 2009

SENTIDOS DA ARTE-EDUCAÇÃO



O reconhecimento da beleza contida  nas situações cotidianas aguça a sensibilidade ecológica e esta, por sua vez,  pode remeter a um envolvimento com um processo educativo que sintonize profundamente com a Arte. Nessa direção,  favorece o aprofundamento da consciência e funciona como linguagem aguçadora dos sentidos.

Ao se dimensionar o trabalho pedagógico levando-se em conta a formação humana inserida na Arte e na cultura há, sem dúvida, um processo de revitalização da teoria pedagógica como via de humanização das possibilidades de acolher e expressar diversidades, de oportunizar trocas de significados, enfim, de viver a busca do aprimoramento permanente.

Desse modo, a denominada estética da sensibilidade ao valorizar a escuta sensível, a percepção, a leveza, a delicadeza e a sensibilidade como formas sutis de despertamento da consciência, convida a pessoa a sair de si e relacionar-se socialmente, concita-a a expressar-se individual ou coletivamente num acolhimento à diversidade da vida, de respeito a todas as formas de expressão, na compreensão de que na raiz mesma das relações sociais encontra-se a estética, fonte de toda coesão humana.  A sensibilidade ética, portanto, tende a conduzir à sensibilidade estética e vice-versa: a Arte, como fenômeno social e parte da cultura, relaciona-se com a totalidade da vida e favorece a experiência ético-estética.
                                                                                                   Jussara Midlej

Nenhum comentário:

Postar um comentário