sábado, 19 de dezembro de 2009

IBGE: JOVENS DE SALVADOR DESFRUTAM POUCO DE SUAS FAMÍLIAS


Há algum tempo se dizia que Salvador era uma província: quase todo mundo se conhecia, a vida transcorria com certa tranquilidade...

Na atualidade, de acordo com os últimos dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2009 realizada em escolas públicas e particulares de todas as capitais brasileiras e no Distrito Federal e publicados pelo IBGE ontem, há  algumas evidências que se constituem em verdadeiros alertas, em especial para as famílias da capital baiana:
Salvador, na condição de uma grande metrópole, liderou uma estatística preocupante: os jovens baianos entre 13 e 15 anos ficaram à frente do ranking nacional entre os que menos desfrutam da convivência familiar durante as refeições. Apenas 54,3% dos estudantes do último ano do ensino fundamental costumam fazer cinco ou mais refeições em companhia dos pais ou responsáveis.
O agravante disso é que se sabe, por estudos realizados, que o convívio durante as refeições é um importante fator  para reduzir os níveis de depressão, delinquência e outros males que costumam acometer os jovens contemporâneos. Assim, a presença da família é fundamental!

Salvador é também a cidade com o maior número de meninas dessa faixa etária que já iniciaram a vida sexual: 25,7%, enquanto a média brasileira ficou em 18,7%.

                 Imagem: dialogosdeontem.files.wordpress.com/2007/10/j...
Entre moças e rapazes, 30,5% já tiveram relações sexuais, mas 24% não usaram preservativo na última relação. Com os indíces elevados de pessoas contaminadas com a AIDS, hepatite B e C e outras doenças sexualmente transmissíveis, este dado é muito preocupante!

O consumo de bebida alcoólica demonstrou ser mais disseminado do que o fumo: 71,4% já haviam experimentado álcool alguma vez, sendo que 27,3% disseram ter consumido no mês anterior à pesquisa. Quase 20% declararam ter obtido a bebida em supermercados ou bares e 12,6 % deles na própria casa. Já haviam se embriagado 22,1% dos escolares.

A pesquisa aponta, ainda que a maioria não faz exercícios físicos suficientes, prefere guloseimas à verduras e frutas e passa mais tempo em frente à TV do que o recomendado.

O primeiro dado, da pouca convivência com a família, parece ser determinante gerador dos demais. Sem dúvida, esta Pesquisa é um grandioso chamamento para os pais de adolescentes (aonde quer que eles se encontrem!).

Leia mais sobre esta investigação, inédita, no Brasil:
http://amapabusca.com.br/mambo/index.php?option=com_content&task=view&id=1851&Itemid=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário