quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

LIVRO NÃO DEVE SER ENFEITE DE PRATELEIRA...


Há dias me chegou, por email, um convite para participar de uma campanha de incentivo à leitura. Achei muito interessante: a amiga motivava-me a incluir no site http://livr.us.com/ livros que, porventura, estivessem "esquecidos" nas minhas estantes, colocando-os em circulação e rastreando as suas trajetórias. Segundo as informações, seria preciso "perder"  livros, em lugares públicos, para serem achados e lidos por outras pessoas.

Gostei da idéia e resolvi aproveitar a onda de reorganização de espaços e sentidos que antecede o final de ano, para fazer um exercício de desapego! E é claro  que não foi fácil realizar a necessária compilação, rever prioridades a fim de decidir quais os que seriam incorporados à campanha Perca um livro.

Imagem:http://andorinhaquevoa.blogspot.com/2008/07/livros-que-li.html
Tomada a decisão de me desfazer de uma parte de minha biblioteca pessoal, motivou-me o desejo de que os "livros perdidos" ganhassem vida, circulassem, fossem lidos, discutidos... acrescessem de cultura e lazer as vidas de outras pessoas.

O movimento seguinte foi de cadastramento, dos títulos escolhidos, no site acima. Senti-me participando de uma ciranda importante e especial - ao sair com eles, cadastrados - e com um recado para o próximo leitor. Mais interessante, ainda, foi a sensação de "perdê-los" pelos bancos da Praça, pelos cafés, junto aos caixas eletrônicos de Bancos e observar, de longe, a cara de espanto de quem encontrava cada um...

Posso afirmar que é agradável a sensação de ver alguém desconhecido se interessar pelo achado, ler o que está anotado na ficha  e olhar em volta, quase não acreditando no que vê...

É isso: entrei de verdade na brincadeira e já "perdi", oficialmente, dez livros. Bom me sentir parte de uma corrente que incentiva outras pessoas a fazerem o mesmo com outros livros disseminando, entre pessoas, o saudável gosto pela leitura.

Perca um livro!
Imagem: http://www.overmundo.com.br/overblog/perca-um-livro

Um comentário:

  1. I am not sure where you're getting your information, but great topic. I needs to spend some time learning much more or understanding more. Thanks for fantastic information I was looking for this info for my mission.
    Check out my blog - Critiquing gynexin alpha dog dog - Is the method really effective

    ResponderExcluir