terça-feira, 19 de janeiro de 2010

COLOQUE O DINHEIRO EM SEU DEVIDO LUGAR...


"Se o seu objetivo é buscar um caminho espiritual, o primeiro passo é desapegar-se das coisas materiais. Isso não quer dizer que você deve sair dando tudo o que tem e ir viver em uma comunidade alternativa. Não é essa a única solução. Não. Você apenas deve entender que as coisas lhe pertencem, e não que você pertence a elas. Melhor ainda, conscientize-se que nada lhe pertence: você apenas está tomando conta de tudo que acha que é seu.

Digamos que você morra amanhã (e isso não é pouco provável, diante de tanta violência, epidemias, catástrofes naturais e provocadas às quais estamos sujeitos!). Tudo o que você acumulou – dinheiro, bens, imóveis, etc – passará às mãos de outras pessoas! Não lhe servirá para nada mais!

Portanto, se mais cedo ou mais tarde você vai ter mesmo que se despedir de tudo isso, por que não fazê-lo agora, e de uma forma consciente? E mais, sempre pergunte a si mesmo, verdadeiramente, se realmente você precisa de um celular mais moderno, uma televisão maior, uma casa mais espaçosa, um carro mais rápido e confortável e PORQUÊ. 'Porquê' é uma palavrinha mágica que quase sempre preferimos não utilizar. Porque ela é reveladora e nos diz coisas que preferiríamos não ter que ouvir.

Daí, corte aos poucos essas centenas de 'cordões umbilicais' que lhe distanciam de você mesmo. Você não está nas coisas, você não pertence a elas. Use-as com parcimônia e equilíbrio. O dinheiro é um meio, não um fim em si mesmo. Descubra o que realmente é essencial para sua vida e pare de carregar nas costas tudo o que não precisa. Uma mochila leve tornará mais fácil a sua caminhada".

Goulart Gomes. In http://www.goulartgomes.com/visualizar.php?idt=2019646

Um comentário: