quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

HAITI: ATÉ 3 MILHÕES DE PESSOAS ATINGIDAS PELOS TREMORES



[...]
"Pense no Haiti, reze pelo Haiti
O Haiti é aqui
O Haiti não é aqui..."
                  Caetano Veloso e Gilberto Gil

O Haiti, uma ex-colônia francesa e a república  negra mais antiga do mundo, possui 9 milhões de habitantes é considerado o país mais pobre da América. Foi fundado por escravos libertados após uma revolução que levou a região à independência em 1804. Mais da metade da população vive com menos de um dólar por dia e a mortalidade infantil é altíssima (60 em mil nascimentos).

Nessa última terça-feira, dia 12, um terremoto de grande magnitude atingiu Porto Príncipe, a capital do Haiti  considerada a região mais populosa do país. O forte terremoto aconteceu às 19h53 (horário de Brasília) e teve seu epicentro a 15 quilômetros de Porto Príncipe. Calcula-se que na nação mais pobre do hemisfério ocidental, haja cerca de 100 mil mortos.

                                Reuters Tv
Apenas um minuto de tremores foi o bastante para arrasar grande parte do Haiti. Vítimas pedem ajuda!

                            Eduardo Munoz/ Reuters
Desabrigados, vítimas do terremoto, se reúnem nas ruas destruídas de Porto Príncipe(foto acima).

Reuters 
A maior parte dos 9 milhões de haitianos vivem em profunda pobreza, e, após anos de instabilidade política, o país não tem normas reais de construção. Em novembro de 2008, após o colapso de uma escola em Petionville, o prefeito de Porto príncipe estimou que cerca de 60% por cento dos edifícios eram construídos de forma precária.

Felix Augustin, cônsul geral do Haiti, em Nova York, disse que uma parte do Palácio Nacional havia desabado. "Edifícios desabaram por toda parte", disse ele. "Tivemos vidas destruídas [...] Vai demorar pelo menos dois ou três dias para que as pessoas saibam o que está acontecendo".

O presidente haitiano, René Préval, classificou a destruição como "inimaginável" e disse ao jornal The Miami Herald acreditar que há milhares de mortos. Ele afirmou ter caminhado entre corpos e ter ouvido o choro de pessoas sob os escombros do Parlamento. Entre os soterrados está o presidente do Senado do país. "A cidade inteira está na escuridão, há milhares de pessoas abaladas e sentadas nas ruas, sem ter para onde ir. Há muitas escolas que têm muitas pessoas mortas", disse Préval ao jornal. "Todos os hospitais estão cheios de pessoas. É uma catástrofe".

Há notícias de que muitos buscam refúgio na sede da Viva Rio, diz ONG. As necessidades são infinitas, pelo que se sabe.

A ONG "VIVA RIO" fica num dos bairros mais castigados pelo tremor e vem prestando uma ajuda valiosa!

Milhares de pessoas, que sofrem com a devastação do terremoto, estão buscando refúgio nas instalações da ONG Viva Rio, informou a entidade brasileira. A sede da ONG, de 25 mil metros quadrados, fica no bairro de Belair, um dos mais pobres e castigados pelos efeitos do tremor na capital Porto Príncipe. Há um bom tempo ela possui ações no Haiti: a sede do projeto sofreu apenas pequenas rachaduras e está abrigando milhares de vítimas. De acordo com seus prepostos, os portões foram abertos para os refugiados, que não têm para onde ir.

SOLIDARIEDADE
Quem quiser contribuir para minorar os sofrimentos, individualmente, poderá fazê-lo através da conta bancária  aberta pela ONG Viva Rio especialmente para este fim. Qualquer quantia, certamente, será muito bem-vinda: 

Banco do Brasil
Agência 1769-8
Conta 5113-6

Mais informações: http://www.vivario.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário