segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

"JOÃO E TOM FAZEM ETERNO O QUE AINDA É TÃO MODERNO..."


João Gilberto, 'o pai da Bossa Nova'
Bossa Nova  é a mais nova expressão da cultura brasileira a ser homenageada com a decretação de uma data comemorativa: em 17 de abril de 2009 foi instituido, no Brasil, o dia Nacional desse gênero musical, genuinamente brasileiro.  Esta data será comemorada, em todo o país, sempre em 25 de janeiro, dia do nascimento de um dos grandes expoentes da música brasileira, Tom Jobim.

O projeto de lei de autoria do Poder Legislativo, (Deputado Federal pelo PSOL, Chico Alencar) que propôs mais esta homenagem à Cultura nacional, recebeu parecer técnico favorável da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SID/MinC). No parecer, a equipe do MinC reconheceu o valor histórico e a contribuição deste gênero musical na composição da identidade nacional. Considerou que a nova data comemorativa contribuirá para o propósito institucional de reconhecimento, promoção e proteção da Cultura brasileira, além de render justa homenagem a um grande ícone da música popular do país.

                                                   Tom Jobim
PEQUENO HISTÓRICO

A palavra bossa apareceu pela primeira vez na década de 1930, em Coisas Nossas, samba do popular cantor Noel Rosa: "O samba, a prontidão/e outras bossas,/são nossas coisas[...]". A expressão bossa nova passou a ser utilizada também na década seguinte para aqueles sambas de breque, baseado no talento de improvisar paradas súbitas durante a música para encaixar falas.

A Bossa Nova nasceu, portanto, no Brasil, no final da década de 50, como uma nova forma de tocar e cantar o samba, de uma maneira mais suave e minimalista. Ao longo dos anos, tornou-se um dos movimentos musicais brasileiro mais conhecido em todo o mundo, associado a nomes como João Gilberto, Vinicius de Moraes, Antônio Carlos Jobim e Luiz Bonfá.

Parte do repertório clássico do movimento deve-se às parcerias de Tom Jobim e Vinícius de Moraes. Consta-se, segundo muitos afirmam, que o espírito bossa-novista já se encontrava na música que Jobim e Moraes fizeram, em 1956, para a peça Orfeu da Conceição, primeira parceria da dupla, que esteve perto de não acontecer, uma vez que Vinícius primeiro entrou em contato com Vadico, o famoso parceiro de Noel Rosa e ex-membro do Bando da Lua, para fazer a trilha sonora. É dessa peça, baseada na tragédia Grega Orfeu, uma das belas composições de Tom e Vinícius, "Se todos fossem iguais a você", já prenunciando os elementos melódicos da Bossa Nova.

Em 1958, João Gilberto gravou o disco que é considerado o marco inicial da Bossa Nova, com 78 rotações, lançado pela Odeon. O LP incluiu as canções "Chega de saudade", de Tom Jobim e Vinicius de Moraes e "Bim Bom", de sua própria autoria. Entretanto, sua famosa "batida" de violão já estava presente antes, como mais uma balize do movimento, em duas faixas do histórico LP "Canção do amor demais", de Elizeth Cardoso. O fato de Elizeth ser uma cantora já reconhecida pelo público acaba por selar a fértil parceria de Tom Jobim e Vinicius de Moraes.

Retrato de Nara Leão, por INA.
Alguns críticos musicais destacam a influência do jazz norte-americano, do período pós-guerra, como sendo uma das influências desta nova maneira de compor e cantar no Brasil. Um embrião do movimento foram as reuniões de músicos de classe média, na zona sul carioca, principalmente no apartamento da cantora Nara Leão. Neste encontros, o grupo de amigos reunia-se para ouvir e fazer músicas. Entre os participantes estavam Billy Blanco, Carlos Lyra, Roberto Menescal, Sérgio Ricardo, Chico Feitosa, João Gilberto, Luis Carlos Vinhas, Ronaldo Boscoli, entre outros.

O título de musa da Bossa Nova foi a Nara creditado pelo cronista Sérgio Porto. Mas a consagração efetiva ocorre após o movimento militar de 1964, com a apresentação do espetáculo Opinião, ao lado de João do Vale e Zé Keti, um ato performático de crítica social à dura repressão imposta pelo regime militar. Maria Bethânia, por sua vez, a substituiria no ano seguinte, interpretando Carcará, pois Nara precisara se afastar por problemas de saúde.
O Poetinha
Vinicius de Moraes é considerado o principal letrista de canções da Bossa Nova a partir de "Chega de Saudade", composição feita com Tom Jobim em 1958 e que consagrou o estilo na voz e no toque do violão de João Gilberto.

Vejam mais sobre BOSSA NOVA em:
http://www.youtube.com/watch?v=n81JA6xSbcs&feature=player_embedded
Fontes: http://www.chicoalencar.com.br/chico2004/chamadas/bossanova15122005.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bossa_nova

Um comentário:

  1. Meu Deus!!! Chega de saudade... quanta nostalgia remeteu-me este artigo postado por vc pró! Imaginei-me em nossas aulas de Arte e Educação, os nossos atos performáticos que por sinal, a musicalidade da micro região de Vitória da Conquista ficou marcada também em minha mente. Nara Leão e os seus joelhos cobiçados, Tom, Vinícius, João Gilberto a sutileza, a batida da Bossa nos leva a sentirmos prazer pela verdadeira música popular brasileira.
    Queria ver postagem pró sobrea diferença do samaba de roda da Bahia e o samba do Rio de janeiro e algo falando sobre o semba...( rssssss) Perfeito!!! Um forte abraço....

    ResponderExcluir