domingo, 24 de janeiro de 2010

O BAIÃO ENCANTADO


Quando as pessoas pensam em música brasileira, pensam em samba e bossa nova. Entre esses dois ritmos há uma década esquecida. Um período em que um ritmo nordestino foi levado ao sul, tomou o país como um furacão, e logo se espalhou pelo mundo. É o mais excitante e autêntico de todos os sons brasileiros, o BAIÃO.

O filme "O Homem que Engarrafava Nuvens" apresenta a história de uma das mais surpreendentes personalidades nacionais, Humberto Teixeira o “Doutor do Baião”. Ele  é não só uma celebração de genialidade poética e musical de Teixeira, mas também uma jornada de descoberta, do sertão, do baião, da cultura e da história do Brasil.

Produzido por Denise Dummont, filha de Humberto Teixeira, conta a história do baião, envolvida com a de seu pai: Teixeira tem expressiva importância não somente através de seu trabalho como advogado lutando pela proteção de direitos autorais dos artistas no Brasil, mas também pela sua devoção à divulgação da música brasileira no resto do mundo. É uma celebração do próprio Brasil. O Baião é redescoberto agora e registrado por algumas estrelas mais vibrantes do país.

A sua obra influenciou gerações de músicos e ajudou a criar muitos estilos que hoje estão sendo apresentados as novas gerações por bandas como o Cordel do Fogo Encantado, um grupo que acrescenta aos versos de Humberto Teixeira mais força e beleza.  Dirigido por Lírio Ferreira, o premiado diretor de “Árido Movie”, “Cartola” e “Baile Perfumado”.

                          Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira

Com fotografia de Walter Carvalho, direção musical de Guto Graça Mello e videografismos de Gringo Cardia e Fabio Arruda, "O Homem Que Engarrafava Nuvens" ganhou os prêmios de melhor roteiro, melhor som e ainda o prêmio Oscarito, da Câmara Municipal de Fortaleza, no 19º Cine Ceará, realizado em julho de 2009.

Informações Técnicas

Título no Brasil: O Homem que Engarrafava Nuvens
Celebração da obra artística e musical de Humberto Teixeira
País de Origem: Brasil
Gênero: Documentário
Tempo de Duração: 100 minutos
Ano de Lançamento: 2009
Estréia no Brasil: 15/01/2010
Estúdio/Distrib.: Filmes do Estação
Direção: Lírio Ferreira
Produtora: Denise Dummont
Produção Executiva: Iafa Britz

Elenco: Chico Buarque de Hollanda, David Byrne, Gal Costa, Denise Dummont, Daniel Filho, Bebel Gilberto, Gilberto Gil, Luiz Gonzaga, Zeca Pagodinho, Elba Ramalho, Caetano Veloso.

Palavras de Denise Dummont, produtora e filha de Humberto Teixeira:

"A viagem foi uma descoberta de suas origens, do baião e de minha mãe. Meu pai era extremamente prolífico e eclético. Tinha um lado feminino, de fazer tudo ao mesmo tempo: estudou medicina, direito, compôs 400 músicas. Meu pai era doce e salgado, ele era nordestino, rígido e conservador.”

Vale a pena conferir o documentário, nos cinemas, desde 15 de janeiro.
http://www.youtube.com/watch?v=6v8bKTqu-xg&feature=related

Nenhum comentário:

Postar um comentário