sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

BELEZA É FUNDAMENTAL!

                                                       Vinícius de Moraes
O poetinha, ao pedir perdão às feias, foi taxativo: disse que beleza é fundamental! Mas, afinal, o que é esta tão decantada beleza? E mais: nesses tempos paradoxais, onde se encontra a fronteira entre a beleza e a feiura?

 Ao viver num momento contemporâneo em que a 'indústria da beleza' impõe padrões estéticos, percebe-se que  o conceito de belo não se restringe mais à questão de gosto: sobram preconceitos contra corpos que não sejam jovens, magros e malhados...

Daí, muitas pessoas que não se encontram enquadradas em tais padrões, ressentem-se de serem julgadas em função de suas aparências e submetem-se a consumir fórmulas para emagrecer  e anabolizantes,  tentando conquistar a beleza preconizada, a qualquer preço... 

O problema é o desequilíbrio que isso, comumente, gera. Na realidade, o mais difícil é descobrir que a beleza é sempre consequência do equilíbrio entre saúde física e mental.
Assim, sabe-se, hoje, que para estar bem é necessário evitar qualquer excesso. Para isso, vale exercitar o corpo, a mente e o bom senso. Além disso, deve a pessoa alimentar-se de um modo saudável - evitando alimentos processados - enxergar que há real beleza, além das rugas que, naturalmente, vão surgindo com o tempo, aceitar-se e ampliar oportunidades de se cuidar, prestigiar-se a si mesma - nutrindo a autoestima, o amor próprio, as relações.

Beleza é, mesmo, fundamental! E estar bela envolve a liberdade de a pessoa sentir-se viva, consciente da importância de sua saúde, desperta e feliz, independentemente dos julgamentos alheios; isso parece passar pelo entendimento de valiosos conceitos: o da simplicidade, do bom gosto ligado ao não-exagero, do menos que pode significar o máximo!  

Um comentário:

  1. Excelente! Para pura reflexão dos "estereótipos" que a mídia cria como sendo perfeito. Quem não se enquadra é excluído e até discriminado... Gostei demais deste texto! Parabéns!

    ResponderExcluir