quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

GONZAGA: DE PAI PARA FILHO

O cineasta Breno Silveira (acima), diretor do filme “Dois Filhos de Francisco”, após dois anos de pesquisas aprofundadas, fechou um importante roteiro sobre a elaboração de um filme que contará a trajetória de Luiz Gonzaga e seu filho Gonzaguinha.
 Família Gonzaga. In: www.rautemberg.com.br/musica/familia_gonzaga.jpg
Apesar de ter nascido em Brasília, Silveira tem ascendência pernambucana. Costumava passar as férias no sítio do avô, em Carpina. “Meu avô também se chama Breno e me levava para a feira de Caruaru, onde eu conheci a obra de Gonzaga. Eles tinham sido amigos. Às vezes, acho que estou percorrendo algo que me marcou na infância”.

Silveira, visitou livros, lugares, personagens aqui e acolá, entrevistou familiares, a empregada e testemunha ocular (ainda viva) da história, amigos e confessa:
“Gonzagão é muito maior do que eu imaginava. Achei que, no começo, iria ser um filme fácil de levantar, mas o roteiro continuava sem força dramática. Era muito complicado entrar em contato com os parentes e, cada vez que eu descobria algo novo, me sentia intimidado pelo tamanho de Gonzaga. Finalmente acho que o roteiro chegou num tamanho bacana”.
Imagem:www.new.divirta-se.uai.com.br/arquivos/uai_no...
A ideia do filme - GONZAGA: DE PAI PARA FILHO - veio através de uma fita cassete. Silveira ouviu uma gravação em que, nas suas palavras, Gonzaguinha revelava, dentre outras coisas: “Não conheci meu pai direito e amanhã é o enterro dele”. O que ele ouviu deixou-o emocionado e ciente de que ali havia uma história de pai e filho, um mote emocional que faz com que o filme não seja apenas uma biografia.

Assim, será Gonzaguinha, o filho, a tomar as rédeas do olhar sobre o pai e, seus relatos  reunirão, de modo ímpar, os eventos que nortearão a trama que irá servir de elo de cumplicidade entre o espectador e a história contada.
“Escolhi o filho pois, assim, temos liberdade poética, e podemos explorar o drama entre o pai que não aceitou bem o filho”, continua Silveira.
 A película tem parceria com a Columbia Pictures Internacional e encontra-se em fase de captação de recursos, além da definição do elenco. A previsão de estreia é para 2011.

Finalmente, sua produtora, Márcia Braga, revela:
“É uma instigante história justamente porque é universal. Interessa a todo pai e filho. Cada um deles tem uma história linda. Mas a relação entre os dois é ainda mais atraente”. 
A expectativa é grande porque não apenas a Breno Silveira, Gonzagão  marcou:  de modo instigante, pelo menos duas gerações possuem marcas fortes de seu imenso talento - complementado, brilhantemente, pela poética de seu filho, também ilustre compositor e cantor!
Fontes: http://www.cultura.gov.br/site/2009/11/10/desafio-de-reviver-o-mestre-luiz-gonzaga/

Nenhum comentário:

Postar um comentário