quinta-feira, 28 de abril de 2011

DOCENTES DA UNEB TAMBÉM EM GREVE!


Reunidos em Assembleia Geral, na manhã de 26/4, os professores da UNEB também  deflagraram GREVE por tempo indeterminado, a exemplo das outras três Universidades Estaduais da Bahia (UEFS, EUESB e UESC).  Houve  a participação de 187 professores e foram contabilizados apenas 30 votos contrários e 19 abstenções.

A greve foi motivada, dentre outras reivindicações, pela retirada da cláusula da “mordaça” do acordo de Incorporação da CET, que congela os salários dos professores por 4 anos, e pela revogação do Decreto 12.583/2011.

A decisão foi tomada após uma ampla discussão sobre a situação atual de estrangulamento orçamentário das UEBA, retirada de direito dos docentes e arrocho salarial. Na ocasião, os professores avaliaram como uma postura autoritária a interrupção, pelo Governo, das negociações da campanha salarial 2010, quando impôs uma cláusula que tinha o objetivo de engessar o movimento docente. O decreto de contingenciamento também foi avaliado como mais uma política de ingerência do Governo nos assuntos da Universidade.

A radicalização através da greve se faz necessária, uma vez que todos os recursos foram utilizados na tentativa de sensibilizar o Governo a reabrir as negociações da campanha salarial 2010 e a revogar o Decreto 12.583/2011, bem como não interferir nos processos de promoção, progressão e mudança de regime de trabalho.

Fonte: Ascom Aduneb

Nenhum comentário:

Postar um comentário