domingo, 28 de agosto de 2011

O OLHAR ANUNCIA O MUNDO


 Um projeto de extensão sai do papel e começa a acontecer!

Ancorado na Pedagogia da imagem este projeto inicia-se amanhã, nas dependências do campus da UESB, em Jequié/BA, com vastas possibilidades de interrogação da VIDA neste tempo presente.

Nasce com a pretensão de constituir-se num processo sensível de formação humana, de produção de olhares para além da consciência ingênua: em seus meandros, o real, em sua interface com o imaginário, pede passagem às imagens/palavras que instauram o mundo e criam  possibilidades de repensá-lo e revelá-lo noutros níveis... 

Em seu cerne, há  encontros marcados com a condição humana numa sociedade eivada por contradições,  riscos e bonitezas - em múltiplas dimensões. Nele, a Educação, ao estabelecer fronteiras porosas com a Natureza e a Cultura, produz tensionamentos e articulações  de encontros entre a política e a estética, a forma e o conteúdo,  a memória e seus limites cognitivos e sócio-afetivos, num trabalho conjunto, implicado.

Ele começa, portanto, com a dignidade/alegria de atender ao chamamento do poeta Höderlin: "Deve o Homem  habitar poeticamente o mundo"!  

Ainda há umas poucas vagas para este processo certificado pela UESB, em 100 horas - especialmente para professores da rede pública e licenciandos de todas as áreas do conhecimento. Contatos deverão ser feitos comigo, através do email: jumidlej@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário