terça-feira, 30 de agosto de 2011

ROTEIRO DO FILME SOBRE ANÉSIA CAUAÇU VAI VIRAR LIVRO


Depois de ampla pesquisa realizada no ano 2000 pelo cineasta Lula Martins e pelo jornalista Wilson Midlej, com recursos do antigo projeto FAZ CULTURA (do governo do estado) o roteiro do filme, que acabou não se concretizando, vai virar livro.

As pesquisas foram feitas através de documentos arquivados no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, Arquivo Público do Estado e acervo dos jornais A Tarde, Diário de Notícias e Estado da Bahia, além da obra do historiador jequieense Emerson Pinto de Araújo. Essas fontes serviram para embasar a criatividade de Lula Martins.

A saga do sertão de Jequié, baseada em fatos reais, é uma ficção que envolve acontecimentos relativos à emancipação política de Jequié, episódios de banditismo na região e a trajetória dos Cauaçus, fatos indelevelmente marcados na história de Jequié, revelando os movimentos políticos da época, bem como o heroísmo, pioneirismo e coragem de uma mulher que se notabilizou por ações de rebeldia e determinação, muito antes do surgimento de Maria Bonita ou qualquer outra mulher cangaceira.

De posse de todo esse acervo e memórias, Lula Martins sugeriu a Midlej transformar o roteiro num romance, revelando a saga do sertão de Jequié para o mundo das letras. O trabalho, previsto para cerca de 300 páginas, está sendo desenvolvido sob encomenda de uma editora do sul do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário