sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Jogos unem a educação e o entretenimento


Os videogames são a fonte de diversão de grande parte dos adolescentes. Alguns chegam a passar horas na frente do computador. Outros optam apenas por um rápido passatempo. Mas não há dúvidas de que todos estão ambientados com jogos e utilizar essa ferramenta aproxima a educação da realidade dos estudantes. O professor de matemática da Escola Estadual Professor Ariano Vilar Suassuna, Luciano Alcântara enfatiza:
“A tecnologia faz com que eles prestem mais atenção na aula. O jogo, seja pelo computador ou pelo celular, torna mais fácil e prazerosa a tarefa de aprender”.
Confira sugestões de jogos e como encontrá-los:
No site Quebra-cuca (www.gamesforthebrain.com) é possível encontrar jogos de raciocínio, lógica e percepção de conceitos de cores, sons, movimento, conjuntos e ordem. O jogo Dinheiro em Marte, por exemplo, serve para desenvolver a habilidade para somar e o conhecimento das diferentes formas geométricas. Caça-números também é indicado para o ensino da matemática. Já Qual é a bandeira? pode ser trabalhado com o conteúdo de geografia. O site oferece ainda jogos para o ensino da língua inglesa.

Em Jogo Site (www.jogosite.com.br) há vários tipos de games on-line, inclusive nas modalidades infantil e de raciocínio. Torre de Hanói e Sudoku são os jogos mais conhecidos, já que também são utilizados fora do meio virtual. Soletrando e Roda a Roda oferecem a possibilidade de levar para a sala de aula as atrações conhecidas pela televisão. Genius, Blockout e Shove It são classificados como jogos de raciocínio.

O site Racha-cuca (rachacuca.com.br) também dispõe de vários testes de raciocínio, entre eles Balox, Tijox e Kakuro. Calculadora Quebrada explora o conhecimento matemático.

Existem ainda softwares que oferecem uma interação multidisciplinar. Um dos mais conhecidos é o Age of Empire, da Microsoft. Esse é um jogo de estratégia em que se controla a formação de uma civilização. O jogador pode escolher entre 12 civilizações – entre elas, a egípcia, a babilônica e a grega – e acompanhar a evolução ocorrida num período de 10 mil anos. Age of Mythology segue a mesma linha, mas enfatiza a mitologia que envolve as civilizações grega, egípcia e nórdica. Aspectos da história, geografia, literatura e matemática podem ser observados de acordo com a orientação dos professores.

A Microsoft também lançou o Zôo Tycoon. O jogador, neste caso, precisa criar e administrar um zoológico, levando em consideração o perfil e as características de cada animal. O software inclui uma enciclopédia com todas as informações sobre os bichos do zoológico. Este é um prato cheio para os professores de matemática e biologia.

O Grupo Positivo também tem softwares que unem a educação e o entretenimento. O jogo Onde está Carmen Sandiego? permite que o aluno “viaje” pelo mundo, a fim de desvendar um mistério e capturar a vilã, chefe de uma quadrilha criminosa que atua em vários países.0 Nestas viagens, os estudantes conhecem aspectos históricos e geográficos, além da cultura das diferentes nações que visitam.

Outra indicação é Zoombinis - o Resgate da Montanha. O game explora conhecimentos matemáticos e raciocínio lógico para que o jogador chegue ao objetivo final: finalizar a jornada por uma misteriosa montanha e conseguir salvar os Zoombinis.

Fonte: http://mail.live.com/default.aspx?wa=wsignin1.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário