terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Conferência de Copenhague



Países industrializados e gigantes emergentes são os dois grandes grupos entre os principais atores que participam das negociações sobre as mudanças climáticas, que estarão presentes na cúpula da ONU em Copenhague, de 7 a 18 de dezembro.
A Conferência das Nações Unidas sobre o Clima, que pretende definir a resposta mundial ao aquecimento global que ameaça o planeta, teve início nesta segunda-feira em Copenhague.

Os representantes de 192 países, encabeçados pelo primeiro-ministro dinamarquês Lars Loekke Rasmussen, assistiram em sessão plenária ao início de duas semanas de discussões e negociações, que chegarão ao fim em 18 de dezembro na presença de mais de 100 chefes de Estado e de Governo.

A missão da conferência, histórica por seu tamanho, é limitar a dois graus centígrados o aumento da temperatura média da superfície da Terra, o que faz necessária uma drástica redução das emissões de gases do efeito estufa. O chefe do IPCC, Rajendra Pachauri, destacou o efeito imediato que o aquecimento global já exerce sobre as comunidades costeiras e sobre as populações em áreas de risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário