quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Perca um livro


'Perca um Livro' é uma iniciativa que pretende trazer para o Brasil uma prática internacional de incentivo à leitura. A idéia é "perder" um livro em lugar público para ser achado e lido por outras pessoas que, então, farão o mesmo. O objetivo é fazer do mundo inteiro uma livraria. O Objetivo é incentivar a leitura e promover o intercâmbio de livros pelo mundo todo, como se o planeta fosse uma grande biblioteca pública. Agora, essa brincadeira também está chegando ao Brasil com a campanha "Perca um Livro".

Funciona assim: você lê um bom livro, o cadastra no site, imprime uma etiqueta com um código, cola nele e o ‘perde’ em um lugar público qualquer. Pode ser onde você quiser. De preferência um lugar sem achados e perdidos, senão a corrente se quebra. A pessoa que o achar vai ler na etiqueta o número do código e as intruções: ela deve ler, digitar o código no site do projeto e largar o livro de novo em algum lugar público.

Todo mundo que leu o livro e anotou o código vai poder traçar o ‘itinerário’ que a obra percorreu antes de chegar à mão dela, e acompanhar o caminho que ela vai fazer depois.

Portanto, os passos são muito simples:

1. Leia um livro e decida compartilhá-lo. Acesse o site "Perca um Livro"(http://www.livr.us/), cadastre-se e ao livro, fazendo um pequeno resumo sobre ele e informando onde irá deixá-lo, "perdê-lo".

2. O site gera uma etiqueta e um código para que você a imprima e cole no livro. Esta etiqueta possui também o endereço do site.

3. Quem encontra o livro, ao observar a etiqueta, espera-se que também entre no site e informe o novo paradeiro do livro. Após fazer a leitura, esse novo usuário dá continuidade ao processo.
 
4. Dessa forma, o livro vai rodando a cidade, o estado, o país e quem sabe o mundo, e todos os usuários poderão  monitorar o seu percurso. De posse do código o leitor poderá rastrear pelo tempo que quiser os caminhos percorridos pelo  livro.
Muito legal, não?
A partida inicial do projeto foi dada pela editora Zeiz que  "perdeu" 150 exemplares do livro "A Unidade dos Seis - O Herdeiro Especial". Os livros "perdidos" estão com orientações que levem o próximo leitor a repetir o mesmo procedimento: ler, cadastrar e "perder".

Comece já: cadastre um livro no site indicado abaixo, coloque, neste, uma mensagem - indicando que você o perdeu de propósito, na intenção de que alguém o encontrasse (e passasse adiante, após lê-lo...).

A idéia é que estes livros sejam a ponta de uma corrente que incentive outras pessoas a fazerem o mesmo com outros livros, disseminando o delicioso gosto pela leitura.
É muito simples. Comece acessando os sites indicados abaixo, realize os passos indicados; em seguida,  "perca um livro", por puro prazer e diga a quem irá recebê-lo, algo assim: “Olá! Você é o mais novo participante da campanha 'Perca um Livro'. Este livro foi perdido de propósito”. 

Mais informações:
http://www.bookcrossing-.com/(em inglês).
Visite o site e conheça também a comunidade no Orkut!

Nenhum comentário:

Postar um comentário