sábado, 6 de fevereiro de 2010

A MAGIA DA LEITURA


MUITAS MANEIRAS DE INCENTIVAR AS CRIANÇAS A LEREM
I
Leia sempre. É bom para você e excelente para as crianças que vivem no seu entorno. Naturalmente elas tendem a seguir os exemplos dos adultos. 
II
Leia, narre e comente histórias desde bebê - pesquisas comprovam que o contato com narrativas melhora o futuro desempenho intelectual da pessoa. É importante usar a emoção na hora de narrar.
III 
Dê livros ou revistas de presente. Sempre.
IV
Deixe os livros ao alcance das mãos das crianças permitindo que elas folheiem,vejam as gravuras e inventem histórias a partir do que veem.
V
Reserve um horário do dia para a leitura e transforme esse tempo num momento de prazer.
VI
Comente os livros com elas e as incentive a complementar as histórias e até a recontá-las a outras pessoas, do modo como as entenderam. 
VII
Repita a leitura do livro quantas vezes a criança solicitar.
VIII
Leve-as a explorar as bibliotecas e livrarias.
IX
Estimule atividades que exijam a leitura - jogos, receitas, mapas etc.

Fonte: wwweducarparacrescer.com.br
Imagens: http://www.terra.com.br/diversao/cinema/infograficos/alice-no-pais-das-maravilhas/index.htm
lojahoradebrincar.blogspot.com/2009/12/jogos-...

2 comentários:

  1. Que o diga Paula, que com 3 anos faz um esforço enorme pra "ler" as palavras que vê... Fruto de incentivo e estímulo de uma certa avó Jussara, rss.
    Bom artigo!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!!! Com certeza formaremos um páis de leitores e principalmente leitores críticos se começarmos em casa, com os nossos filhos. Creio que se o pai, a mãe são leitores a criança pode vivenciar este espaço de encantamento, de cultura e demagia!
    Está de parabéns Pró, o meu filho todos os dias tem que ler a histórinha da Chapeuzinho Vermelho e João Maria. Agora eu tento mudar um pouco a história, principalmnete que o lobo engole a vovó, acaba causando medo e frustrações na criança...no mais excelente!!! Há, gibís são muito bons, agora temos que ter cuidado com a fala da Turma da Mônica com a fala do Personagem Cebolinha e Chico Bento temos que explicar bastante às crianças as diversas maneiras de cultura de um povo, o modo de falar, de vestir, a alimentação, e sem esquecer tb que devemos comnetar coma criança sobre a his´torinha que acabou de ser lida. é interessante o diálogo!!! Um abraço!

    ResponderExcluir